Historiografia das formas familiares. Dilemas e encruzilhadas

Autores
Cicerchia, Hector Ricardo
Año de publicación
2009
Idioma
portugués
Tipo de recurso
artículo
Estado
versión publicada
Descripción
Sobre este itinerario científico de los estudios de familia, aun inconcluso, nos propusimos desarrollar dos cuestiones aparentemente ingenuas para la historia de familia ¿En qué sentido podemos decir que la familia tiene historia?, y ¿En qué sentido la familia europea, inspiradora de los modelos clásicos de análisis, se diferencia de las del resto del mundo? Se trata de cierta necesidad de volver a los fundamentos de la historia y la antropología, dos disciplinas que han contribuido en mucho al imaginario social sobre la familia, de retomar sus encuentros y calmar los desvelos que generan ciertas confusiones conceptuales. Sobre este itinerario científico de los estudios de familia, aun inconcluso, nos propusimos desarrollar dos cuestiones aparentemente ingenuas para la historia de familia ¿En qué sentido podemos decir que la familia tiene historia?, y ¿En qué sentido la familia europea, inspiradora de los modelos clásicos de análisis, se diferencia de las del resto del mundo? Se trata de cierta necesidad de volver a los fundamentos de la historia y la antropología, dos disciplinas que han contribuido en mucho al imaginario social sobre la familia, de retomar sus encuentros y calmar los desvelos que generan ciertas confusiones conceptuales. Sobre este itinerario científico de los estudios de familia, aun inconcluso, nos propusimos desarrollar dos cuestiones aparentemente ingenuas para la historia de familia ¿En qué sentido podemos decir que la familia tiene historia?, y ¿En qué sentido la familia europea, inspiradora de los modelos clásicos de análisis, se diferencia de las del resto del mundo? Se trata de cierta necesidad de volver a los fundamentos de la historia y la antropología, dos disciplinas que han contribuido en mucho al imaginario social sobre la familia, de retomar sus encuentros y calmar los desvelos que generan ciertas confusiones conceptuales.
Sobre este itinerário científico dos estudos de família, ainda inconcluso, nos propusemos desenvolver duas questões aparentemente ingênuas para a história de família. Em que sentido podemos dizer que a família tem história? E em que sentido a família europeia, inspiradora dos modelos clássicos de análise, se diferencia das do resto do mundo? Trata-se de certa necessidade de voltar aos fundamentos da história e à antropologia, duas disciplinas que contribuíram muito ao imaginário social sobre a família, de retomar seus encontros e acalmar os desvelos que geram certas confusões conceituais. A tais efeitos será exposta a questão de um itinerário americano para o campo, bem como dos problemas residenciais e a organização social da cotidianidade. Por outro lado, aludir-se-á a sete recorrências fundamentais, a saber: reafirmar o caráter patriarcal e o impacto decisivo da lógica econômica do capitalismo sobre a organização familiar; revisitar a hermenêutica da “razão familiar”; reinterpretar as práticas familiares como expressão de um sistema cultural; repensar o casamento e a moradia como um problema; compreender o desafio proposto pelo padrão linguístico à narrativa histórica; reorientar os novos lineamentos da pesquisa sobre os tipos e intensidades da pobreza, e propor uma estética das formas familiares que historie o imaginário social.
On the basis of this scientific itinerary without any definitive conclusion, we propose to develop two questions apparently naive to the family history. In what sense can we talk about the history of the family? And in what sense the European family, base for almost all the classic analysis models, is different to the rest of the world? For this goal, we propose to back to certain fundaments of history and anthropology, two of the most important fields for the social imaginary of family, to understand its encounters, and answer a set of conceptual confusions coming from recent works. In order to do so, we will present the question of an American itinerary for the field, as well as residential arrangements and the social organization of daily life. Moreover, we will address seven fundamental itineraries: reaffirming the patriarchal character and decisive impact of the capitalist economic logic on family organization; revisiting the hermeneutics of the ‘family reason’; reinterpreting family practices as expression of a cultural system; reconsidering marriage and housing as a problem; reorientating the new research guidelines about the types and intensities of poverty and proposing an aesthetic of family forms that historizes the social imaginary.
Fil: Cicerchia, Hector Ricardo. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Oficina de Coordinación Administrativa Saavedra 15. Instituto de Historia Argentina y Americana "Dr. Emilio Ravignani". Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras. Instituto de Historia Argentina y Americana "Dr. Emilio Ravignani"; Argentina
Materia
HISTORIOGRAFIA
FORMAS FAMILIARES
HISTORIA SOCIAL
HISTORIA CULTURAL
Nivel de accesibilidad
acceso abierto
Condiciones de uso
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/ar/
Repositorio
CONICET Digital (CONICET)
Institución
Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
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Sobre este itinerario científico de los estudios de familia, aun inconcluso, nos propusimos desarrollar dos cuestiones aparentemente ingenuas para la historia de familia ¿En qué sentido podemos decir que la familia tiene historia?, y ¿En qué sentido la familia europea, inspiradora de los modelos clásicos de análisis, se diferencia de las del resto del mundo? Se trata de cierta necesidad de volver a los fundamentos de la historia y la antropología, dos disciplinas que han contribuido en mucho al imaginario social sobre la familia, de retomar sus encuentros y calmar los desvelos que generan ciertas confusiones conceptuales. Sobre este itinerario científico de los estudios de familia, aun inconcluso, nos propusimos desarrollar dos cuestiones aparentemente ingenuas para la historia de familia ¿En qué sentido podemos decir que la familia tiene historia?, y ¿En qué sentido la familia europea, inspiradora de los modelos clásicos de análisis, se diferencia de las del resto del mundo? Se trata de cierta necesidad de volver a los fundamentos de la historia y la antropología, dos disciplinas que han contribuido en mucho al imaginario social sobre la familia, de retomar sus encuentros y calmar los desvelos que generan ciertas confusiones conceptuales.Sobre este itinerário científico dos estudos de família, ainda inconcluso, nos propusemos desenvolver duas questões aparentemente ingênuas para a história de família. Em que sentido podemos dizer que a família tem história? E em que sentido a família europeia, inspiradora dos modelos clássicos de análise, se diferencia das do resto do mundo? Trata-se de certa necessidade de voltar aos fundamentos da história e à antropologia, duas disciplinas que contribuíram muito ao imaginário social sobre a família, de retomar seus encontros e acalmar os desvelos que geram certas confusões conceituais. A tais efeitos será exposta a questão de um itinerário americano para o campo, bem como dos problemas residenciais e a organização social da cotidianidade. Por outro lado, aludir-se-á a sete recorrências fundamentais, a saber: reafirmar o caráter patriarcal e o impacto decisivo da lógica econômica do capitalismo sobre a organização familiar; revisitar a hermenêutica da “razão familiar”; reinterpretar as práticas familiares como expressão de um sistema cultural; repensar o casamento e a moradia como um problema; compreender o desafio proposto pelo padrão linguístico à narrativa histórica; reorientar os novos lineamentos da pesquisa sobre os tipos e intensidades da pobreza, e propor uma estética das formas familiares que historie o imaginário social.On the basis of this scientific itinerary without any definitive conclusion, we propose to develop two questions apparently naive to the family history. In what sense can we talk about the history of the family? And in what sense the European family, base for almost all the classic analysis models, is different to the rest of the world? For this goal, we propose to back to certain fundaments of history and anthropology, two of the most important fields for the social imaginary of family, to understand its encounters, and answer a set of conceptual confusions coming from recent works. In order to do so, we will present the question of an American itinerary for the field, as well as residential arrangements and the social organization of daily life. 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Sobre este itinerário científico dos estudos de família, ainda inconcluso, nos propusemos desenvolver duas questões aparentemente ingênuas para a história de família. Em que sentido podemos dizer que a família tem história? E em que sentido a família europeia, inspiradora dos modelos clássicos de análise, se diferencia das do resto do mundo? Trata-se de certa necessidade de voltar aos fundamentos da história e à antropologia, duas disciplinas que contribuíram muito ao imaginário social sobre a família, de retomar seus encontros e acalmar os desvelos que geram certas confusões conceituais. A tais efeitos será exposta a questão de um itinerário americano para o campo, bem como dos problemas residenciais e a organização social da cotidianidade. Por outro lado, aludir-se-á a sete recorrências fundamentais, a saber: reafirmar o caráter patriarcal e o impacto decisivo da lógica econômica do capitalismo sobre a organização familiar; revisitar a hermenêutica da “razão familiar”; reinterpretar as práticas familiares como expressão de um sistema cultural; repensar o casamento e a moradia como um problema; compreender o desafio proposto pelo padrão linguístico à narrativa histórica; reorientar os novos lineamentos da pesquisa sobre os tipos e intensidades da pobreza, e propor uma estética das formas familiares que historie o imaginário social.
On the basis of this scientific itinerary without any definitive conclusion, we propose to develop two questions apparently naive to the family history. In what sense can we talk about the history of the family? And in what sense the European family, base for almost all the classic analysis models, is different to the rest of the world? For this goal, we propose to back to certain fundaments of history and anthropology, two of the most important fields for the social imaginary of family, to understand its encounters, and answer a set of conceptual confusions coming from recent works. In order to do so, we will present the question of an American itinerary for the field, as well as residential arrangements and the social organization of daily life. Moreover, we will address seven fundamental itineraries: reaffirming the patriarchal character and decisive impact of the capitalist economic logic on family organization; revisiting the hermeneutics of the ‘family reason’; reinterpreting family practices as expression of a cultural system; reconsidering marriage and housing as a problem; reorientating the new research guidelines about the types and intensities of poverty and proposing an aesthetic of family forms that historizes the social imaginary.
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