Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar

Autores
Gonzalez, Maria Paula
Año de publicación
2014
Idioma
portugués
Tipo de recurso
artículo
Estado
versión publicada
Descripción
La propuesta de este artículo es analizar a tres campos relativos a la historia argentina reciente: las narrativas (de la historia y la memoria), las normativas educativas, y las prácticas escolares y docentes. El trabajo señala la fuerza de la “narrativa del nunca más” en las explicaciones de lo acontecido en la última dictadura, su impacto en el mundo escolar e interpreta los saberes y prácticas docentes como estrategias y tácticas contingentes y situadas.
A proposta deste artigo é analisar três campos relativos à história recente da Argentina: as narrativas (da memória e da história), os regulamentos educativos e as práticas escolares e docentes. O trabalho assinala a força da “narrativa do nunca mais” nas explicações sobre o acontecido na última ditadura, seu impacto no mundo educativo e interpreta os saberes e práticas docentes como estratégias e táticas contingentes e situadas.
Fil: Gonzalez, Maria Paula. Universidad Nacional de General Sarmiento. Instituto del Desarrollo Humano; Argentina. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas; Argentina
Materia
HISTORIA
SABERES
PRACTICAS
ENSEÑANZA
Nivel de accesibilidad
acceso abierto
Condiciones de uso
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/ar/
Repositorio
CONICET Digital (CONICET)
Institución
Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
OAI Identificador
oai:ri.conicet.gov.ar:11336/36335

id CONICETDig_38cf4499d05bd408b140e643f8b46b79
oai_identifier_str oai:ri.conicet.gov.ar:11336/36335
network_acronym_str CONICETDig
repository_id_str 3498
network_name_str CONICET Digital (CONICET)
spelling Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militarGonzalez, Maria PaulaHISTORIASABERESPRACTICASENSEÑANZAhttps://purl.org/becyt/ford/5.3https://purl.org/becyt/ford/5https://purl.org/becyt/ford/6.1https://purl.org/becyt/ford/6La propuesta de este artículo es analizar a tres campos relativos a la historia argentina reciente: las narrativas (de la historia y la memoria), las normativas educativas, y las prácticas escolares y docentes. El trabajo señala la fuerza de la “narrativa del nunca más” en las explicaciones de lo acontecido en la última dictadura, su impacto en el mundo escolar e interpreta los saberes y prácticas docentes como estrategias y tácticas contingentes y situadas.A proposta deste artigo é analisar três campos relativos à história recente da Argentina: as narrativas (da memória e da história), os regulamentos educativos e as práticas escolares e docentes. O trabalho assinala a força da “narrativa do nunca mais” nas explicações sobre o acontecido na última ditadura, seu impacto no mundo educativo e interpreta os saberes e práticas docentes como estratégias e táticas contingentes e situadas.Fil: Gonzalez, Maria Paula. Universidad Nacional de General Sarmiento. Instituto del Desarrollo Humano; Argentina. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas; ArgentinaUniversidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em História. Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais2014-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:ar-repo/semantics/articuloapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11336/36335Gonzalez, Maria Paula; Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar; Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em História. Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais; TransVersos; 2; 2; 9-2014; 32-522179-7528CONICET DigitalCONICETporinfo:eu-repo/semantics/altIdentifier/url/http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/18551info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/ar/reponame:CONICET Digital (CONICET)instname:Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas2025-10-22T11:19:27Zoai:ri.conicet.gov.ar:11336/36335instacron:CONICETInstitucionalhttp://ri.conicet.gov.ar/Organismo científico-tecnológicoNo correspondehttp://ri.conicet.gov.ar/oai/requestdasensio@conicet.gov.ar; lcarlino@conicet.gov.arArgentinaNo correspondeNo correspondeNo correspondeopendoar:34982025-10-22 11:19:28.112CONICET Digital (CONICET) - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicasfalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar
title Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar
spellingShingle Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar
Gonzalez, Maria Paula
HISTORIA
SABERES
PRACTICAS
ENSEÑANZA
title_short Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar
title_full Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar
title_fullStr Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar
title_full_unstemmed Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar
title_sort Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar
dc.creator.none.fl_str_mv Gonzalez, Maria Paula
author Gonzalez, Maria Paula
author_facet Gonzalez, Maria Paula
author_role author
dc.subject.none.fl_str_mv HISTORIA
SABERES
PRACTICAS
ENSEÑANZA
topic HISTORIA
SABERES
PRACTICAS
ENSEÑANZA
purl_subject.fl_str_mv https://purl.org/becyt/ford/5.3
https://purl.org/becyt/ford/5
https://purl.org/becyt/ford/6.1
https://purl.org/becyt/ford/6
dc.description.none.fl_txt_mv La propuesta de este artículo es analizar a tres campos relativos a la historia argentina reciente: las narrativas (de la historia y la memoria), las normativas educativas, y las prácticas escolares y docentes. El trabajo señala la fuerza de la “narrativa del nunca más” en las explicaciones de lo acontecido en la última dictadura, su impacto en el mundo escolar e interpreta los saberes y prácticas docentes como estrategias y tácticas contingentes y situadas.
A proposta deste artigo é analisar três campos relativos à história recente da Argentina: as narrativas (da memória e da história), os regulamentos educativos e as práticas escolares e docentes. O trabalho assinala a força da “narrativa do nunca mais” nas explicações sobre o acontecido na última ditadura, seu impacto no mundo educativo e interpreta os saberes e práticas docentes como estratégias e táticas contingentes e situadas.
Fil: Gonzalez, Maria Paula. Universidad Nacional de General Sarmiento. Instituto del Desarrollo Humano; Argentina. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas; Argentina
description La propuesta de este artículo es analizar a tres campos relativos a la historia argentina reciente: las narrativas (de la historia y la memoria), las normativas educativas, y las prácticas escolares y docentes. El trabajo señala la fuerza de la “narrativa del nunca más” en las explicaciones de lo acontecido en la última dictadura, su impacto en el mundo escolar e interpreta los saberes y prácticas docentes como estrategias y tácticas contingentes y situadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09
dc.type.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:ar-repo/semantics/articulo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11336/36335
Gonzalez, Maria Paula; Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar; Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em História. Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais; TransVersos; 2; 2; 9-2014; 32-52
2179-7528
CONICET Digital
CONICET
url http://hdl.handle.net/11336/36335
identifier_str_mv Gonzalez, Maria Paula; Ensino da história na Argentina: saberes e práticas escolares e docentes sobre a última ditadura militar; Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em História. Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais; TransVersos; 2; 2; 9-2014; 32-52
2179-7528
CONICET Digital
CONICET
dc.language.none.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/altIdentifier/url/http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/18551
dc.rights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/ar/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/ar/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em História. Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em História. Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:CONICET Digital (CONICET)
instname:Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
reponame_str CONICET Digital (CONICET)
collection CONICET Digital (CONICET)
instname_str Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
repository.name.fl_str_mv CONICET Digital (CONICET) - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
repository.mail.fl_str_mv dasensio@conicet.gov.ar; lcarlino@conicet.gov.ar
_version_ 1846781671525842944
score 12.982451