Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015

Autores
Neirotti, Nerio; Pereyra, Diego Ezequiel; Mattalini, Matías Leandro
Año de publicación
2019
Idioma
español castellano
Tipo de recurso
artículo
Estado
versión publicada
Descripción
A diversidade e riqueza das avaliações realizadas fazem parte de uma imagem mostrando um déficit em termos de uso e apropriação do conhecimento avaliativo na Argentina. Com base nas reflexões preliminares de um projeto de pesquisa em andamento, o presente trabalho propõe uma hipótese tripla. Primeiro, a consideração de que existe uma lacuna entre a produção de conhecimento avaliativo e a tomada de decisão na gestão. Em segundo lugar, embora tenham sido desenvolvidas metodologias para a produção de informação avaliativa, não há correlação em termos de estratégias de comunicação e apropriação desse conhecimento pelos atores envolvidos e pelos cidadãos que são alvo das políticas. Ou seja, há um desenvolvimento medroso tanto na construção de metodologias quanto na instalação de capacidades para a comunicação de resultados, o que é em detrimento do uso de avaliações. Em terceiro lugar, ressaltamos que o avanço em direção a uma cultura avaliativa ainda é incipiente; a avaliação é percebida, ainda, mais como uma ameaça do que como uma instância de aprendizagem para o refinamento das políticas públicas. Nessa direção, o artigo esta dividido em duas grandes partes que são mostradas como resultados preliminares: a primeira levanta reflexões e desenvolvimentos teóricos em torno do uso da avaliação e a segunda dá conta de alguns dos facilitadores ou obstáculos técnicos políticos para o uso de avaliações fundadas em experiências recentes e boas práticas de avaliação conduzidas na Argentina.
La diversidad y riqueza de las evaluaciones realizadas forman parte de un panorama que muestra actualmente un déficit en términos de uso y apropiación del conocimiento evaluativo en Argentina. Sobre la base de las reflexiones preliminares de un proyecto de investigación en marcha, el presente trabajo plantea una triple hipótesis. En primer lugar, la consideración de que existe una brecha entre la producción de conocimiento evaluativo y la toma de decisiones en la gestión. En segundo lugar, si bien se han desarrollado metodologías para la producción del conocimiento evaluativo, no existe un correlato en lo que refiere a estrategias para la comunicación y la apropiación de dicho conocimiento por parte de los involucrados y de la ciudadanía destinataria de las políticas. Es decir, hay un tímido desarrollo tanto en la construcción de metodologías como en la instalación de capacidades para la comunicación de los resultados, lo cual va en desmedro del uso de las evaluaciones. En tercer lugar, señalamos que es aún incipiente el avance hacia una cultura evaluativa; la evaluación es percibida, todavía, más como amenaza que como instancia de aprendizaje para la mejora de las políticas públicas. En esta dirección, el artículo se divide en dos grandes partes que se muestran como resultados preliminares de la investigación en curso: el primero plantea reflexiones y desarrollos teóricos en torno al uso de la evaluación y el segundo da cuenta de algunos facilitadores u obstaculizadores tecno- políticos para el uso de las evaluaciones sobre la base de recientes experiencias y buenas prácticas en evaluación realizadas en Argentina.
La diversité et la richesse des évaluations réalisées s'inscrivent dans un cadre qui montre de nos jours un déficit dans l'utilisation et l'appropriation des connaissances évaluatives en Argentine. À partir des réflexions préliminaires d’un projet de recherche en cours, le présent travail propose une hypothèse avec trois axes. En premier lieu, il y a une brèche entre la production de connaissances évaluatives et la prise de décision en gestion. En deuxième lieu, bien que des méthodologies aient été développées pour la production des connaissances évaluatives, il existe un faible rapport entre les stratégies de communication et d’appropriation des connaissances par les personnes concernées et par les citoyens ciblés par ces politiques. C'est-à-dire qu'il y a un rare développement autant dans la construction de méthodologies que dans la mise en place de capacités pour la communication des résultats, ce qui affaiblisse l'utilisation des évaluations. En dernier lieu, nous soulignons que le progrès vers une culture évaluative est encore naissant ; l’évaluation est perçue toujours plus comme une menace que comme un lieu d’apprentissage pour l’amélioration des politiques publiques. En ce sens, l’article est divisé en deux grandes parties qui sont présentées en tant que résultats préliminaires de recherche : la première partie soulève des réflexions et des développements théoriques autour de l’utilisation de l’évaluation et la seconde partie rend compte de certains facilitateurs ou obstacles techniques et politiques pour l'utilisation des évaluations sur la base des expériences récentes et des bonnes pratiques en matière d'évaluation réalisés en Argentine.
Fil: Neirotti, Nerio. Universidad Nacional de Lanús; Argentina
Fil: Pereyra, Diego Ezequiel. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas; Argentina. Universidad de Buenos Aires. Facultad de Ciencias Sociales. Instituto de Investigaciones "Gino Germani"; Argentina. Universidad Nacional de Lanús; Argentina
Fil: Mattalini, Matías Leandro. Universidad Nacional de Lanús; Argentina
Materia
COMUNICACIÓN
USO
APROPIACIÓN
EVALUACIÓN
Nivel de accesibilidad
acceso abierto
Condiciones de uso
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/ar/
Repositorio
CONICET Digital (CONICET)
Institución
Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
OAI Identificador
oai:ri.conicet.gov.ar:11336/159518

id CONICETDig_1e0a9ab23c5a3d65258c5b63c1ff7b79
oai_identifier_str oai:ri.conicet.gov.ar:11336/159518
network_acronym_str CONICETDig
repository_id_str 3498
network_name_str CONICET Digital (CONICET)
spelling Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015Comunicación, apropiación y uso de la evaluación: Reflexiones a partir de experiencias de evaluación de políticas públicas en Argentina entre 2007 y 2015Communication, appropriation et utilisation de l'évaluation: Réflexions saisis des expériences d'évaluation des politiques publiques en Argentine entre 2007 et 2015Neirotti, NerioPereyra, Diego EzequielMattalini, Matías LeandroCOMUNICACIÓNUSOAPROPIACIÓNEVALUACIÓNhttps://purl.org/becyt/ford/5.4https://purl.org/becyt/ford/5A diversidade e riqueza das avaliações realizadas fazem parte de uma imagem mostrando um déficit em termos de uso e apropriação do conhecimento avaliativo na Argentina. Com base nas reflexões preliminares de um projeto de pesquisa em andamento, o presente trabalho propõe uma hipótese tripla. Primeiro, a consideração de que existe uma lacuna entre a produção de conhecimento avaliativo e a tomada de decisão na gestão. Em segundo lugar, embora tenham sido desenvolvidas metodologias para a produção de informação avaliativa, não há correlação em termos de estratégias de comunicação e apropriação desse conhecimento pelos atores envolvidos e pelos cidadãos que são alvo das políticas. Ou seja, há um desenvolvimento medroso tanto na construção de metodologias quanto na instalação de capacidades para a comunicação de resultados, o que é em detrimento do uso de avaliações. Em terceiro lugar, ressaltamos que o avanço em direção a uma cultura avaliativa ainda é incipiente; a avaliação é percebida, ainda, mais como uma ameaça do que como uma instância de aprendizagem para o refinamento das políticas públicas. Nessa direção, o artigo esta dividido em duas grandes partes que são mostradas como resultados preliminares: a primeira levanta reflexões e desenvolvimentos teóricos em torno do uso da avaliação e a segunda dá conta de alguns dos facilitadores ou obstáculos técnicos políticos para o uso de avaliações fundadas em experiências recentes e boas práticas de avaliação conduzidas na Argentina.La diversidad y riqueza de las evaluaciones realizadas forman parte de un panorama que muestra actualmente un déficit en términos de uso y apropiación del conocimiento evaluativo en Argentina. Sobre la base de las reflexiones preliminares de un proyecto de investigación en marcha, el presente trabajo plantea una triple hipótesis. En primer lugar, la consideración de que existe una brecha entre la producción de conocimiento evaluativo y la toma de decisiones en la gestión. En segundo lugar, si bien se han desarrollado metodologías para la producción del conocimiento evaluativo, no existe un correlato en lo que refiere a estrategias para la comunicación y la apropiación de dicho conocimiento por parte de los involucrados y de la ciudadanía destinataria de las políticas. Es decir, hay un tímido desarrollo tanto en la construcción de metodologías como en la instalación de capacidades para la comunicación de los resultados, lo cual va en desmedro del uso de las evaluaciones. En tercer lugar, señalamos que es aún incipiente el avance hacia una cultura evaluativa; la evaluación es percibida, todavía, más como amenaza que como instancia de aprendizaje para la mejora de las políticas públicas. En esta dirección, el artículo se divide en dos grandes partes que se muestran como resultados preliminares de la investigación en curso: el primero plantea reflexiones y desarrollos teóricos en torno al uso de la evaluación y el segundo da cuenta de algunos facilitadores u obstaculizadores tecno- políticos para el uso de las evaluaciones sobre la base de recientes experiencias y buenas prácticas en evaluación realizadas en Argentina.La diversité et la richesse des évaluations réalisées s'inscrivent dans un cadre qui montre de nos jours un déficit dans l'utilisation et l'appropriation des connaissances évaluatives en Argentine. À partir des réflexions préliminaires d’un projet de recherche en cours, le présent travail propose une hypothèse avec trois axes. En premier lieu, il y a une brèche entre la production de connaissances évaluatives et la prise de décision en gestion. En deuxième lieu, bien que des méthodologies aient été développées pour la production des connaissances évaluatives, il existe un faible rapport entre les stratégies de communication et d’appropriation des connaissances par les personnes concernées et par les citoyens ciblés par ces politiques. C'est-à-dire qu'il y a un rare développement autant dans la construction de méthodologies que dans la mise en place de capacités pour la communication des résultats, ce qui affaiblisse l'utilisation des évaluations. En dernier lieu, nous soulignons que le progrès vers une culture évaluative est encore naissant ; l’évaluation est perçue toujours plus comme une menace que comme un lieu d’apprentissage pour l’amélioration des politiques publiques. En ce sens, l’article est divisé en deux grandes parties qui sont présentées en tant que résultats préliminaires de recherche : la première partie soulève des réflexions et des développements théoriques autour de l’utilisation de l’évaluation et la seconde partie rend compte de certains facilitateurs ou obstacles techniques et politiques pour l'utilisation des évaluations sur la base des expériences récentes et des bonnes pratiques en matière d'évaluation réalisés en Argentine.Fil: Neirotti, Nerio. Universidad Nacional de Lanús; ArgentinaFil: Pereyra, Diego Ezequiel. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas; Argentina. Universidad de Buenos Aires. Facultad de Ciencias Sociales. Instituto de Investigaciones "Gino Germani"; Argentina. Universidad Nacional de Lanús; ArgentinaFil: Mattalini, Matías Leandro. Universidad Nacional de Lanús; ArgentinaUniversidade Federal do Ceará2019-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501info:ar-repo/semantics/articuloapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11336/159518Neirotti, Nerio; Pereyra, Diego Ezequiel; Mattalini, Matías Leandro; Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015; Universidade Federal do Ceará; Revista Aval; 2; 16; 12-2019; 26-452176-9923CONICET DigitalCONICETspainfo:eu-repo/semantics/altIdentifier/url/https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49659info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/ar/reponame:CONICET Digital (CONICET)instname:Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas2025-09-29T09:43:54Zoai:ri.conicet.gov.ar:11336/159518instacron:CONICETInstitucionalhttp://ri.conicet.gov.ar/Organismo científico-tecnológicoNo correspondehttp://ri.conicet.gov.ar/oai/requestdasensio@conicet.gov.ar; lcarlino@conicet.gov.arArgentinaNo correspondeNo correspondeNo correspondeopendoar:34982025-09-29 09:43:54.505CONICET Digital (CONICET) - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicasfalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015
Comunicación, apropiación y uso de la evaluación: Reflexiones a partir de experiencias de evaluación de políticas públicas en Argentina entre 2007 y 2015
Communication, appropriation et utilisation de l'évaluation: Réflexions saisis des expériences d'évaluation des politiques publiques en Argentine entre 2007 et 2015
title Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015
spellingShingle Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015
Neirotti, Nerio
COMUNICACIÓN
USO
APROPIACIÓN
EVALUACIÓN
title_short Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015
title_full Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015
title_fullStr Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015
title_full_unstemmed Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015
title_sort Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015
dc.creator.none.fl_str_mv Neirotti, Nerio
Pereyra, Diego Ezequiel
Mattalini, Matías Leandro
author Neirotti, Nerio
author_facet Neirotti, Nerio
Pereyra, Diego Ezequiel
Mattalini, Matías Leandro
author_role author
author2 Pereyra, Diego Ezequiel
Mattalini, Matías Leandro
author2_role author
author
dc.subject.none.fl_str_mv COMUNICACIÓN
USO
APROPIACIÓN
EVALUACIÓN
topic COMUNICACIÓN
USO
APROPIACIÓN
EVALUACIÓN
purl_subject.fl_str_mv https://purl.org/becyt/ford/5.4
https://purl.org/becyt/ford/5
dc.description.none.fl_txt_mv A diversidade e riqueza das avaliações realizadas fazem parte de uma imagem mostrando um déficit em termos de uso e apropriação do conhecimento avaliativo na Argentina. Com base nas reflexões preliminares de um projeto de pesquisa em andamento, o presente trabalho propõe uma hipótese tripla. Primeiro, a consideração de que existe uma lacuna entre a produção de conhecimento avaliativo e a tomada de decisão na gestão. Em segundo lugar, embora tenham sido desenvolvidas metodologias para a produção de informação avaliativa, não há correlação em termos de estratégias de comunicação e apropriação desse conhecimento pelos atores envolvidos e pelos cidadãos que são alvo das políticas. Ou seja, há um desenvolvimento medroso tanto na construção de metodologias quanto na instalação de capacidades para a comunicação de resultados, o que é em detrimento do uso de avaliações. Em terceiro lugar, ressaltamos que o avanço em direção a uma cultura avaliativa ainda é incipiente; a avaliação é percebida, ainda, mais como uma ameaça do que como uma instância de aprendizagem para o refinamento das políticas públicas. Nessa direção, o artigo esta dividido em duas grandes partes que são mostradas como resultados preliminares: a primeira levanta reflexões e desenvolvimentos teóricos em torno do uso da avaliação e a segunda dá conta de alguns dos facilitadores ou obstáculos técnicos políticos para o uso de avaliações fundadas em experiências recentes e boas práticas de avaliação conduzidas na Argentina.
La diversidad y riqueza de las evaluaciones realizadas forman parte de un panorama que muestra actualmente un déficit en términos de uso y apropiación del conocimiento evaluativo en Argentina. Sobre la base de las reflexiones preliminares de un proyecto de investigación en marcha, el presente trabajo plantea una triple hipótesis. En primer lugar, la consideración de que existe una brecha entre la producción de conocimiento evaluativo y la toma de decisiones en la gestión. En segundo lugar, si bien se han desarrollado metodologías para la producción del conocimiento evaluativo, no existe un correlato en lo que refiere a estrategias para la comunicación y la apropiación de dicho conocimiento por parte de los involucrados y de la ciudadanía destinataria de las políticas. Es decir, hay un tímido desarrollo tanto en la construcción de metodologías como en la instalación de capacidades para la comunicación de los resultados, lo cual va en desmedro del uso de las evaluaciones. En tercer lugar, señalamos que es aún incipiente el avance hacia una cultura evaluativa; la evaluación es percibida, todavía, más como amenaza que como instancia de aprendizaje para la mejora de las políticas públicas. En esta dirección, el artículo se divide en dos grandes partes que se muestran como resultados preliminares de la investigación en curso: el primero plantea reflexiones y desarrollos teóricos en torno al uso de la evaluación y el segundo da cuenta de algunos facilitadores u obstaculizadores tecno- políticos para el uso de las evaluaciones sobre la base de recientes experiencias y buenas prácticas en evaluación realizadas en Argentina.
La diversité et la richesse des évaluations réalisées s'inscrivent dans un cadre qui montre de nos jours un déficit dans l'utilisation et l'appropriation des connaissances évaluatives en Argentine. À partir des réflexions préliminaires d’un projet de recherche en cours, le présent travail propose une hypothèse avec trois axes. En premier lieu, il y a une brèche entre la production de connaissances évaluatives et la prise de décision en gestion. En deuxième lieu, bien que des méthodologies aient été développées pour la production des connaissances évaluatives, il existe un faible rapport entre les stratégies de communication et d’appropriation des connaissances par les personnes concernées et par les citoyens ciblés par ces politiques. C'est-à-dire qu'il y a un rare développement autant dans la construction de méthodologies que dans la mise en place de capacités pour la communication des résultats, ce qui affaiblisse l'utilisation des évaluations. En dernier lieu, nous soulignons que le progrès vers une culture évaluative est encore naissant ; l’évaluation est perçue toujours plus comme une menace que comme un lieu d’apprentissage pour l’amélioration des politiques publiques. En ce sens, l’article est divisé en deux grandes parties qui sont présentées en tant que résultats préliminaires de recherche : la première partie soulève des réflexions et des développements théoriques autour de l’utilisation de l’évaluation et la seconde partie rend compte de certains facilitateurs ou obstacles techniques et politiques pour l'utilisation des évaluations sur la base des expériences récentes et des bonnes pratiques en matière d'évaluation réalisés en Argentine.
Fil: Neirotti, Nerio. Universidad Nacional de Lanús; Argentina
Fil: Pereyra, Diego Ezequiel. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas; Argentina. Universidad de Buenos Aires. Facultad de Ciencias Sociales. Instituto de Investigaciones "Gino Germani"; Argentina. Universidad Nacional de Lanús; Argentina
Fil: Mattalini, Matías Leandro. Universidad Nacional de Lanús; Argentina
description A diversidade e riqueza das avaliações realizadas fazem parte de uma imagem mostrando um déficit em termos de uso e apropriação do conhecimento avaliativo na Argentina. Com base nas reflexões preliminares de um projeto de pesquisa em andamento, o presente trabalho propõe uma hipótese tripla. Primeiro, a consideração de que existe uma lacuna entre a produção de conhecimento avaliativo e a tomada de decisão na gestão. Em segundo lugar, embora tenham sido desenvolvidas metodologias para a produção de informação avaliativa, não há correlação em termos de estratégias de comunicação e apropriação desse conhecimento pelos atores envolvidos e pelos cidadãos que são alvo das políticas. Ou seja, há um desenvolvimento medroso tanto na construção de metodologias quanto na instalação de capacidades para a comunicação de resultados, o que é em detrimento do uso de avaliações. Em terceiro lugar, ressaltamos que o avanço em direção a uma cultura avaliativa ainda é incipiente; a avaliação é percebida, ainda, mais como uma ameaça do que como uma instância de aprendizagem para o refinamento das políticas públicas. Nessa direção, o artigo esta dividido em duas grandes partes que são mostradas como resultados preliminares: a primeira levanta reflexões e desenvolvimentos teóricos em torno do uso da avaliação e a segunda dá conta de alguns dos facilitadores ou obstáculos técnicos políticos para o uso de avaliações fundadas em experiências recentes e boas práticas de avaliação conduzidas na Argentina.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
dc.type.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
info:ar-repo/semantics/articulo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11336/159518
Neirotti, Nerio; Pereyra, Diego Ezequiel; Mattalini, Matías Leandro; Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015; Universidade Federal do Ceará; Revista Aval; 2; 16; 12-2019; 26-45
2176-9923
CONICET Digital
CONICET
url http://hdl.handle.net/11336/159518
identifier_str_mv Neirotti, Nerio; Pereyra, Diego Ezequiel; Mattalini, Matías Leandro; Comunicação, apropriação e uso da avaliação: Reflexões de experiências de avaliação de políticas públicas na Argentina entre 2007 e 2015; Universidade Federal do Ceará; Revista Aval; 2; 16; 12-2019; 26-45
2176-9923
CONICET Digital
CONICET
dc.language.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/altIdentifier/url/https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49659
dc.rights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/ar/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/ar/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:CONICET Digital (CONICET)
instname:Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
reponame_str CONICET Digital (CONICET)
collection CONICET Digital (CONICET)
instname_str Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
repository.name.fl_str_mv CONICET Digital (CONICET) - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas
repository.mail.fl_str_mv dasensio@conicet.gov.ar; lcarlino@conicet.gov.ar
_version_ 1844613381765464064
score 13.070432